A Reciclagem é um processo , em que por meio de várias etapas, é aproveitado um material já utilizado como matéria prima. Esse processo começa desde o descarte do objeto até seu produto final, do qual será feita uma pesquisa de mercado. Então, para que todas essas etapas sejam realizadas, é necessário um estudo do governo e da população. Não existe reciclagem sem interesse econômico, princípios ambientais nunca andam sozinhos em uma causa.
A coleta seletiva (Separação do tipo de lixo) é uma ação inicial, mas não é a sua única prática. Aliás, arisco afirmar que seja apenas uma ponta do iceberg. Infelizmente, há coletas seletivas que não seguem uma lógica. Em muitas, situações encontramos cestos de coleta seletiva, que depois dos materiais serem separados, são juntados para o transporte. Ou seja, nesses exemplos, a coleta seletiva foi ignorada. Pensemos em uma situação mais cotidiana, o lixo de nossas casas é misturado (lixo reciclável e não-reciclável), depois é transportado por um caminhão que mistura mais ainda, para depois separar para reciclar. Assim, O material reciclado com matéria suja fica com baixa qualidade. Avalie se há lógica em um sistema dessa natureza. A maioria do lixo produzido no Brasil entra nesse esquema em que trás consequências indesejáveis como o aumento de lixo em lixões e aterros sanitários (que são de total prática ilegal e acarreta consigo facções criminosas), aumento da poluição, pessoas doentes. As separações de objetos do lixo misturado é uma prática não inteligente e que afeta até a saúde pública.
O lixo deve ser separado entre lixo úmido e reciclável. O termo lixo orgânico deve cair em desuso pois , como todo profissional da química deve saber, um plástico (polímero), por exemplos, é um composto porgânicos mas pode ser 100% reciclável.
Batendo na tecla novamente em relação ao Brasil, pode-se concluir que temos muito que melhorar em relação á reciclagem. Há dados que apontam que das , aproximadamente, 3 bilhões de toneladas de PET (Politereftalato de etileno) produzidas por ano no país apenas 18% é reciclada , o resto encontram-se em aterros sanitários, lixões e locais públicos.
O sistema tem que mudar, o governo e a população devem ser avaliados para ser criado um sistema mais inteligente e lógico. Para profissionais que querem trabalhar ou trabalham no ramo, é preciso inovar no processo e ,ao mesmo tempo, deixar possível a participação da população.
No romantismo que engloba os 3R's, inicialmente citados e que na teoria é muito interessante, que tal pensarmos na adição de mais um R? Um mais fundamental e simples, Reeducar. Educando novas gerações e fazendo com que elas tenham um pensamento sustentável e inteligente, irá acontecer uma melhora desse setor em alta, levando um avanço ambiental e econômico.